marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Nova Revolução Humana

Revivescer (34)

download do ícone
ícone de compartilhamento

15/07/2006

Revivescer (34)
Os estudantes ouviam atentamente as explicações de Shin-iti por se tratar de um assunto relacionado à atuação pelo Kossen-rufu.

Shin-iti concluiu:

— Na minha juventude, escrevi a seguinte decisão em meu diário: “Revolução é morte! Porém, a minha será em devoção à Lei Mística!” Foi o momento em que decidi consagrar a minha vida pela causa do Kossen-rufu, devotando-a inteiramente na concretização dos ideais traçados pelo presidente Jossei Toda. Aquela decisão simbolizou a morte da minha vida como um jovem comum. Ao mesmo tempo, foi o revivescer de Shin-iti Yamamoto como Bodhisattva da Terra e guerreiro do Kossen-rufu. Daquele momento em diante, nada me abalou por mais dura que fossem as adversidades. Tinha certeza que esse era o caminho da revolução humana e da felicidade absoluta. Eu suportei críticas, difamações e zombarias — tudo pelo Kossen-rufu e pela felicidade dos membros da Soka Gakkai. Por isso mesmo, o budismo recomenda que devemos vestir a “armadura da paciência”. Além disso, não é possível atuar para o bem das pessoas se ficar preocupado com a vaidade pessoal e a busca somente pela boa reputação. É preciso abandonar o narcisismo e o heroísmo e atuar como um simples soldado raso em prol do Kossen-rufu.

Shin-iti não desejava que os estudantes se tornassem meros intelectuais e idealistas egocêntricos. Sua expectativa era de que crescessem como líderes de vanguarda, atuassem como aliados do povo, no meio do povo e em defesa do povo.

No dia 6 de dezembro de 1970, foi realizada a 19a Convenção da Divisão Masculina de Jovens no auditório da Universidade do Japão, em Tóquio.

Nessa ocasião, Shin-iti Yamamoto enviou o poema “Ode à Juventude”, de sua autoria, como mensagem aos seus jovens companheiros.

Ainda que enublado esteja o céu,

E embora soprem ventos pungentes,

O sol se levanta hoje também!

O jovem sol das oito horas,

Encerrando vitalidade infinita,

Avança penetrando o céu azul,

Em suas ascensão precisa.

Nesse poema, Shin-iti destacava que a sublime missão como jovens budistas encontra-se em se levantar para a construção do bem-estar social com base no budismo.

Compartilhar nas