marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Encontro com o Mestre

A transformadora oração de juramento

Brasil Seikyo publica trechos selecionados de incentivos do presidente Ikeda sobre o significado e a força da recitação do Nam-myoho-renge-kyo com base na determinação sincera de concretizar o kosen-rufu.

download do ícone
ícone de compartilhamento

Dr. Daisaku Ikeda

06/06/2024

A transformadora oração de juramento

A recitação do Nam-myoho-renge-kyo é a fonte de energia e de esperança que permite às pessoas aproveitarem, da maneira mais positiva, a vida, a cada dia, para que conduzam uma existência plena de vitória, brilhando com a alegria de viver.

Brasil Seikyo, ed. 1.915, 10 nov. 2007, p. A2.

* * *

O som do daimoku pode até fazer com que os outros se alegrem e respondam com alegria ao ouvirem-no. Portanto, vamos sempre nos empenhar para recitar o tipo de daimoku revigorante que evoque essa resposta nos outros.

Idem, ed. 1.230, 19 jun. 1993, p. 3.

* * *

É infalível: transformamos nossa vida numa existência de felicidade indestrutível, transbordante de boa sorte e invulnerável a tudo. Tudo se torna prazeroso. Há satisfação mesmo sem se ter fama ou riqueza. Instante a instante os momentos são de pleno contentamento. Tudo parece belo e pleno de alegria. Pensamos no bem-estar das pessoas, não importa o que estejam passando. É esse estado de vida que adquirimos ao aprimorar a fé e praticar o budismo.

Idem, ed. 1.222, 17 abr. 1993, p. 4.

* * *

A recitação do daimoku é a força que garante infalivelmente a “transfor­mação de veneno em remédio” (hendoku iyaku). O sofrimento do “veneno” se transforma no remédio chamado “felicidade”. Por meio do princípio de “desejos mundanos são iluminação” (bonno soku bodai), os problemas se convertem em fonte de iluminação e de felicidade. Quanto maiores os problemas e sofrimentos, maior será a felicidade a ser alcançada. Essa é a força do daimoku e, por essa razão, aquele que recita a Lei Mística nada teme, pois não há o que temer.

Idem, ed. 2.511, 11 abr. 2020, p. 4.

* * *

Embora imperceptível aos olhos, uma árvore está sempre crescendo, dia a dia. Apesar de igualmente imperceptível, nosso daimoku está nutrindo diariamente nosso crescimento como uma grande e frondosa árvore de boa sorte. Se perseverarem na prática da fé por dez ou vinte anos, dentro da SGI, com certeza um dia os benefícios que se tornaram uma grandiosa árvore serão claramente visíveis.

Ibidem, p. 5.

* * *

Por meio da prática budista, purificamos nossas habilidades perceptíveis e mentais que são representadas pelos nossos olhos, orelhas, nariz, língua, pele e mente; ou seja, a nossa vida em sua integridade.

O espelho brilhante de uma vida polida e fortalecida é capaz de refletir o universo, a sociedade e a vida humana. Em essência, o espelho brilhante é o próprio Gohonzon, a vida de Nichiren Daishonin. (...)

Este é o profundo significado da fé na Lei Mística. Por meio da fé resoluta, elevamos e transformamos a nossa vida, física e espiritualmen­te, ao seu mais puro e forte estado. A purificação da nossa vida por meio da fé é a força motriz da nossa vitória como seres humanos. Por isso, é vital que continuemos perseverando na fé até o último instante de nossa existência.

Brasil Seikyo, ed. 2.237, 2 ago. 2014, p. B1.

* * *

Assim como o eco segue um som e a sombra acompanha uma forma, se os praticantes do Sutra do Lótus recitarem Nam-myoho-renge-kyo, suas orações infalivelmente se converterão em resultados positivos. Nichiren Daishonin ensina que, por meio da oração, nossa vida é transformada. Essa transformação influencia também, de maneira positiva, o nosso ambiente.

Ibidem.

* * *

A oração — Nam-myoho-renge-kyo — é o único caminho que nos possibilita enfrentar as desilusões presentes em nossa vida no nível mais fundamental. Dessa forma, afirmamos que a oração é a força motriz para manter uma prática correta e tenaz. Não há nada tão insignificante quanto uma ação sem oração. Para aqueles que são negligentes na oração, as coisas podem parecer caminhar tranquilamente por um tempo, fazendo-os se sentir otimistas. Mas, quando se deparam com a adversidade, tendem a cair no desespero e sua vida fica frágil como uma árvore seca. Sem autoconfiança, eles são levados, assim como as folhas, em meio à turbulência da sociedade.

O caminho para escalar a montanha da vida não é uma linha reta, com erros e acertos. Às vezes, vencemos; outras vezes, perdemos. Cada passo que avançamos e cada curva que fazemos, crescemos um pouco mais. Nesse processo, a oração age como uma poderosa força que nos previne de nos tornar arrogantes ou de sermos devastados pela derrota.

Ibidem.

* * *

A oração provoca a mudança em nosso coração, no profundo âmago da nossa vida. Essa transformação interior não se limita apenas a nós, mas inspira os outros a fazer o mesmo. Da mesma forma, quando uma comunidade [sociedade] muda, a transformação não será limitada a ela, pois uma simples onda é capaz de provocar o surgimento de inúmeras outras.

Portanto, afirmo que o primeiro passo para tal transformação se resume em mudar o coração de um único indivíduo. Acredito que essa transfor­mação se encontre no profundo significado da afirmação de Nichiren Daishonin: “Budismo é razão”.1

Ibidem.

* * *

Nossa voz, ao recitarmos daimoku, pode transformar os “três domínios da existência” — domínio dos cinco componentes, domínio dos seres vivos e domínio do meio ambiente —. Isso nos liga às funções protetoras do universo e aos budas e bodisatvas das dez direções e movimenta tudo em direção à vitória. Esse é o princípio de que os três mil mundos estão contidos num único momento da vida. Portanto, nada pode se comparar ao poderoso som do daimoku. Aqueles que produzem esse som nada têm com que se preocupar ou temer. Nada é mais forte que o daimoku.

O notável desenvolvimento atual da SGI se tornou possível por termos avançado com essa profunda convicção. Recitando daimoku abundante e sonoro, vamos tocar a melodia do prelúdio da glória.

Brasil Seikyo, ed. 2.398, 2 dez. 2017, p. B2.

* * *

Nam-myoho-renge-kyo é o nome da nossa natureza de buda. Chamamos o seu nome quando recitamos daimoku, e nossa natureza de buda emerge em resposta a esse ato, que também evoca a natureza de buda de todos os demais.

A própria felicidade é responsabilidade de cada um e de mais ninguém; é algo que devemos construir sozinhos. Culpar os outros por sua infelicidade não leva a nada. Em última análise, é ser responsável pela própria vida. O som do daimoku faz a vida de quem o recita resplandecer com a máxima intensidade.

Idem, ed. 2.404, 27 jan. 2018, p. B3.

* * *

Recitar daimoku naturalmente traz benefícios. Contudo, quando o desejo de “cura da doença” se sintoniza perfeitamente com um profundo senso de missão, as rodas da transformação fundamental da própria vida, da revolução interior e da mudança do destino começam a girar fortemente. No momento em que se estabelece o juramento seigan pelo kosen-rufu e há empenho na intensa e sincera recitação do daimoku, a extraordinária vida do bodisatva da terra se evidencia e a vida do buda Nichiren Daishonin pulsa em seu ser, abrindo o mundo do Buda no âmago de sua vida. Nessas circunstâncias é que existe a revolução do seu estado de vida e a dramática transformação do seu destino se torna possível.

Idem, ed. 2.072, 19 fev. 2011, p. B2.

* * *

Ao recitarem o daimoku com o juramento seigan pelo kosen-rufu, estarão realizando a oração dos bodisatvas da terra. Então, nesse momento, a vida de vocês se abrirá para a suprema condição de bodisatva da terra. Por isso, nessa oração estará imbuída a força que move todos os deuses e divindades budistas,2 assim como o grande universo, e tanto vocês como suas famílias serão protegidos.

Idem, ed. 2.047, 14 ago. 2010, p. A2.

* * *

O daimoku é uma oração em que mestre e discípulos, isto é, os bodisatvas da terra que lutam pelo kosen-rufu, estão unindo o coração. Dessa forma, não há como os desejos não serem concretizados.

Ibidem.

* * *

A verdadeira vitória será conquistada com a oração e a ação destemida e sincera dos discípulos. Essa é a essência da transmissão do mestre ao discípulo descrita no Sutra do Lótus.

Brasil Seikyo, ed. 2.042, 3 jul. 2010, p. A4.

No topo:

Que todos avancem ao ritmo da canção do triunfo! Que todos expandam sua condição de vida! — Ikeda sensei e sua esposa Kaneko, incentivam continuamente os amigos de nobre missão (Auditório Memorial Makiguchi de Tóquio, em Hachioji, dez. 2007)

Notas:

1. Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. II, p. 99, 2017.

2. Deuses budistas: Indicam as forças protetoras inerentes ao ambiente, que são ativadas pela fé contida nas orações da pessoa ao Gohonzon.

Foto: Seikyo Press

Compartilhar nas