marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Grupo Coração do Rei Leão

Dedicação, encorajamento e assistência

download do ícone
ícone de compartilhamento

Grupo Coração do Rei Leão da BSGI

06/06/2024

Dedicação, encorajamento e assistência

Caros integrantes do Grupo Coração do Rei Leão da BSGI!

Nosso desejo é que todos estejam desfrutando excelente saúde. Entramos no mês de junho e, logo mais, iniciaremos o segundo semestre do “Ano do Descortinar da Soka Gakkai de Força Jovem Mundial”.

Na matéria deste mês, além de agradecermos por todo o empenho dedicado para a consolidação do Budismo Nichiren e dos ideais de Ikeda sensei, gostaríamos de propor uma reflexão individual e coletiva.

Realizamos a Convenção Juventude Soka Esperança do Mundo, no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, SP, no último dia 26 de maio. No mesmo local que recebemos nosso mestre, Daisaku Ikeda, há quarenta anos. Após a visita de Ikeda sensei, a BSGI se desenvolveu como um verdadeiro jardim, onde membros da Divisão Sênior e Divisão Feminina não pouparam esforços para o nosso crescimento. Com certeza, participamos de todos os ensaios, recebemos incentivos para não desistir e hoje usufruímos essa boa sorte. O primeiro ponto justamente é este: criar “valor humano”. Isso implica acompanhar, passo a passo, a pessoa e fazer com quem ela enxergue seu potencial ilimitado e o aplique no seu dia a dia. A palavra “Soka” significa “criação de valor”.

Certa vez, o presidente Ikeda citou três pontos básicos para a criação de “valores humanos”: dedicação, encorajamento e assistência. Ele esclareceu:

Se não houver dedicação, todas as palavras ditas serão em vão e jamais tocarão o coração das pessoas. Por outro lado, não há orientação ou forma de educação que supere o encorajamento. É por meio do encorajamento que as boas qualidades são descobertas, fazendo com que a pessoa evidencie todo o seu potencial. A assistência cria e fortalece os laços de confiança e de amizade. Sem assistência, não se pode esperar que as pessoas cresçam sozinhas e se tornem brilhantes valores humanos.1

Compartilhando vários exemplos que ouvimos sobre os preparativos que os jovens, e os estudantes, promoveram para a convenção, o segundo ponto de nossa reflexão é: atuar pelo exemplo.

O ritmo dos ensaios para a convenção foi intenso. Alguns desses ensaios ocorreram em locais diferentes. Imagine uma família com um filho participando do ensaio na BSGI, em São Paulo, e outro no Centro Cultural Campestre, em Itapevi, SP. Pelos olhos de mortal comum isso seria um problema, mas na órbita da atividade não havia “tempo” e “espaço” para a maldade. Sendo assim, muitos estudantes contaram com apoio de veteranos da organização, bem como de pais ou mães que não praticam, mas criaram a condição de apoiar esse movimento. Vimos manifestar esse aspecto em todos no Ginásio do Ibirapuera. Agora, imagine a alegria de um estudante ou jovem tendo seus pais nos ensaios e a felicidade desses pais ou outro familiar participando desse movimento único no qual temos a oportunidade de fazer parte.

No livro Família Felizes, Crianças Felizes, nosso mestre, Daisaku Ikeda, escreve sobre o potencial de uma criança. Em um trecho, ele diz:

Cada criança é um tesouro que abriga um potencial precioso. Todas são dotadas de esperança que irradia da própria vida. Se suas esperanças forem desencorajadas ou arruinadas, não seria falha dos adultos? (...). As crianças são espelhos que refletem o ambiente social adulto, e quando este se mostra perturbado, com a visão turva, as crianças também sofrem. Vamos enxugar as lágrimas de tristeza do rosto de cada criança! Devemos protegê-las e dar-lhes coragem, força e vitalidade. Elas são a esperança da humanidade; e os pais e mães são aqueles que as nutrem. Como são nobres e grandiosas a missão e a responsabilidade dos pais!2

Caros e nobres membros do Grupo Coração do Rei Leão, agora é o momento de cada qual, com a sua missão, se alegrar e decidir o avanço da Divisão dos Estudantes e da Divisão dos Jovens de cada localidade. Todos nós somos “pais e mães” do tesouro e futuro da organização.

Vamos irradiar o mesmo brilho da Convenção da Juventude Soka Esperança do Mundo neste exato instante — o da vitória absoluta em todos os aspectos. Que as reflexões possam atingir e transformar nosso coração para iniciarmos, juntos, um grande movimento de vitórias no próximo semestre!

Desejamos um carinhoso abraço!

Grupo Coração do Rei Leão da BSGI

Notas

1. Brasil Seikyo, ed. 2.011, 14 nov. 2009, p. A8.

2. IKEDA, Daisaku. Relacionamento Familiar. Família Felizes, Crianças Felizes. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, 2023.

No topo: Entusiamo dos integrantes da Divisão dos Estudantes em ensaio para a Convenção Juventude Soka Esperança do Mundo. Centro Cultural Campestre, SP

Foto: BS

Compartilhar nas