Notícias
BS
Ambiente de vitória
Em Belém, PA, a união cria um local de resultados excepcionais no Distrito Pedreira
Redação
06/06/2024
A região é conhecida por sua rica culinária, como o açaí e o tacacá, ambos de origem amazônica. Abriga ainda a exuberante floresta, a qual se conecta aos afluentes do rio Amazonas, palco da Subcoordenadoria Amazônia Oriental, a SubAMOR como é carinhosamente chamada, se estende pelos estados do Pará e do Amapá e, de Belém, PA, destacamos, nesta edição, o Distrito Pedreira, pertencente à RM Belém Oeste. Na organização local, há um total de duzentos membros, divididos nas Comunidades Lomas, Marquês de Herval e outra de nome idêntico ao do distrito. Seus integrantes se orgulham do marco dos quarenta anos do ponto primordial do kosen-rufu da Amazônia, por meio do qual, em 1984, pioneiros locais tiveram um memorável encontro com Ikeda sensei em São Paulo, SP. A partir de então, a região vem se desenvolvendo de forma vigorosa. Em 1987, o Mestre dedicou o poema A Longa e Distante Correnteza do Amazonas ao Brasil.
Bloquinho do Humanismo
Neste ano, saindo de um cenário de atividades virtuais para reuniões presenciais, muitas vezes com poucos membros, o distrito, localizado no conhecido “bairro do samba e do amor”, inovou com o Bloquinho do Humanismo para alcançar a vitória no movimento dos cem jovens por distrito. Uma vitória que culminou com a Convenção Juventude Soka Esperança do Mundo, realizada no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, no último dia 26 de maio. O distrito foi representado por oito jovens no evento.
Um exemplo notável dessa união de forças vem de uma família em que sete jovens, entre irmãos e primos, conseguiram superar desafios pessoais e renovar sua decisão ao participarem da convenção. Além disso, a jovem Julia Miwa Fujiyoshi Brum, de 14 anos, responsável de bloco pela Divisão Feminina de Jovens (DFJ) levou dois colegas de escola para a pré-convenção e, no dia da convenção, outra colega e seu pai assistiram à atividade no distrito, recitando daimoku (Nam-myoho-renge-kyo) pela primeira vez.
Irmãs Juliana e Julia
Reflexo na base
A união de forças propiciou o levantar das cinco divisões, com membros e líderes voltando a atuar, criando um ambiente de vitória pessoal que se refletiu em resultados na organização de base. No dia da convenção, estavam todos reunidos para assistir à transmissão pela internet.
“Foi muito emocionante. Ao assistir, senti a emoção como se eu estivesse lá presente, pois pude ver os jovens alegres cultivando ali os incentivos do sensei. Então, daqui para a frente, é batalhar sempre com alegria, perseverança e estar com o daimoku em dia, buscando os ensinamentos que o sensei nos legou”, enfatiza Leonardo Raiol dos Santos, membro da Divisão Masculina de Jovens (DMJ) da Comunidade Marquês de Herval.
Leonardo Raiol dos Santos
Já a responsável pela Divisão Feminina (DF) da Comunidade Pedreira, Dilma Furtado Vinagre, disse: “Meu coração é só gratidão! E com essa força e determinação gerada nessa convenção, que possamos resgatar as pessoas que estão ainda distantes das atividades e que nossos jovens possam tocar o coração de todos!”.
Dilma Furtado Vinagre
A estudante Juliana Lissa Fujiyoshi Brum, de 10 anos, fala de sua felicidade em vivenciar a convenção o quanto se sentiu tocada ao ver os jovens do Rio Grande do Sul no palco. “Eu fiquei muito surpresa e emocionada em ver que eles conseguiram vencer essa luta”. Ela decide: “Eu estarei lá na próxima. Vou continuar fazendo minha prática diária e temos o desafio de uma hora de daimoku juntos na comunidade. Aqui somos muito unidos”, reforça.
Para as lideranças, o mais valioso é perceber um novo ânimo, disposição renovada e esperança em todas as divisões. Em especial, com a Divisão dos Jovens (DJ) criando uma vigorosa história de vitórias baseada na luta conjunta dos companheiros e no fortalecimento da relação de mestre e discípulo. “Que cada família se torne saudável, feliz e próspera e que o Distrito Pedreira continue sendo um celeiro de criação de valores humanos! Que a cada dia possamos plantar as sementes para nos tornar essa grande floresta de valores humanos que sensei nos denominou quando enviou a mensagem dos cinquenta anos do kosen-rufu da Amazônia”, expressa a vice-responsável pela DF do distrito, Bruna Karolina Silva do Espírito Santo Ferreira.
O responsável pelo distrito, Edmilson Carvalho Furtado, sela o compromisso de todos de “Assumir a missão como discípulos diretos do presidente Ikeda! Levantaremos o bastão da propagação em nossa localidade, com esperança!”.
Cena da comemoração do cinquentenário do kosen-rufu da Amazônia (Belém, out. 2019)
No topo: Aspecto dos participantes após a transmissão da Convenção dos jovens, no dia 26 de maio
Fotos: Colaboração local
Compartilhar nas