marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Notícias

Sensei está en mi corazón latino!

No clima da Convenção Juventude Soka Esperança do Mundo, intercâmbio com membros da SGI de países da América Latina estreita laços de amizade e une os participantes no juramento ao Mestre

download do ícone
ícone de compartilhamento

Redação

06/06/2024

Sensei está en mi corazón latino!

A frase do título remete ao brado entoado pelos 39 representantes provenientes de dez países que participaram do Intercâmbio dos Jovens da SGI da América Latina nos dias 24, 25 e 26 de maio: “Dónde está sensei? Aquí, aquí, aquí. Em mi corazón latino!” (Onde está sensei? Aqui, aqui, aqui. Em meu coração latino!).

Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, México, Peru, Panamá, Paraguai, República Dominicana e Venezuela marcaram presença na atividade que culminou com a Convenção Juventude Soka Esperança do Mundo, promovida no Ginásio do Ibirapuera, no dia 26 (leia mais na ed. 2.659, de 31 de maio de 2024).

Foram três dias de intensa programação em que os jovens visitaram e participaram de atividades nas dependências do Centro Cultural Campestre (CCCamp), do Palácio Memorial da Paz Eterna, do Centro Cultural Dr. Daisaku Ikeda (CCDI) e da Editora Brasil Seikyo.

visita EBS

Dependências da Editora Brasil Seikyo

Intercâmbio com a Juventude Soka do Brasil

No final da tarde de sábado, dia 25, o Auditório da Paz do CCDI foi palco da reunião de intercâmbio da Juventude Soka da América Latina Esperança do Mundo, que contou com a participação de jovens da Coordenadoria-Geral das Regiões Estaduais, vindos de diversos estados do Brasil, na convenção. Entre eles, estavam integrantes da BSGI do Rio Grande do Sul, que bravamente enfrentaram diversos de­safios para participar das atividades em São Paulo, tendo em vista as consequências das fortes enchentes que assolaram o estado.

centro cultural

O encontro trouxe o relato de comprovação de Vanessa Beatriz Fernández, membro da Divisão Feminina de Jovens da SGI-Paraguai, sobre suas vitórias no campo profissional e na saúde por meio da prática budista e seu juramento ao Mestre.

Um talk show com representantes dos países abordou temas como a cultura local, as atividades das respectivas organizações para propagar o budismo e como transmitir o legado e os ideais de Ikeda sensei às futuras gerações.

Em suas palavras de agradecimento, Monique Tiezzi, coordenadora da Divisão dos Jovens da BSGI, deu as boas-vindas em nome dos líderes da Juventude Soka do Brasil. Salientou que a luta de cada indivíduo, que representa a história de mestre e discípulo de seu país, é fonte de grande inspiração e de encorajamento para os demais. Ela conclamou a todos para que, “Unidos pelo ideal do kosen-rufu no continente, o mais distante do Japão e o mais próximo do coração do Mestre, renovassem a decisão de criar inúmeras fileiras de jovens discípulos latino-americanos, verdadeiros bodisatvas da terra que sucedem o espírito do Mestre e promovem a grande propagação da Lei Mística por todo o futuro”.

O presidente da BSGI, Miguel Shiratori, externou seus cumprimentos a todos os que, vencendo seus desafios, vieram participar desse intercâmbio, transmitindo sinceros votos de que aproveitassem ao máximo as atividades no Brasil.

Uma apresentação musical do grupo Sol da Esperança da Divisão Feminina, alegrou e emocionou os participantes, que selaram o encontro com uma foto comemorativa histórica.

Momentos da reunião de intercâmbio da Juventude Soka da América Latina Esperança do Mundo, realizada no Auditório da Paz do CCDI (São Paulo, SP, 25 maio 2024)

Momentos da reunião de intercâmbio da Juventude Soka da América Latina Esperança do Mundo, realizada no Auditório da Paz do CCDI (São Paulo, SP, 25 maio 2024)

No topo: Jovens da América Latina perto da estátua do presidente Ikeda no CCCamp

Fotos: BS | Colaboração local

Compartilhar nas