marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Artigos

Criar uma sinfonia de revitalização e harmonia

Orientação recente

download do ícone
ícone de compartilhamento

01/02/2021

Criar uma sinfonia de revitalização  e harmonia

Somos maestros da nossa vida. Seguramos a batuta e conduzimos o curso da música da nossa preciosa existência ao longo dos dias e dos anos de nossa permanência neste mundo.

Nichiren Daishonin revelou o ensinamento do Nam-myoho-renge-kyo e abriu caminho para que todas as pessoas alinhassem sua vida com o supremo ritmo do universo. Ele ensinou os meios pelos quais podemos superar os sofrimentos de nascimento, envelhecimento, doença e morte e entoar uma alegre canção da vida imbuída das nobres virtudes — eternidade, felicidade, verdadeiro eu e pureza.

Foi nosso mestre, Josei Toda, quem propagou de pessoa a pessoa os ensinamentos repletos de esperança do Budismo Nichiren em meio à devastação do Japão pós-guerra.

Neste ano, celebramos o momento histórico do 800o aniversário de nascimento de Nichiren Daishonin1 e o 70o aniversário da posse de Josei Toda como segundo presidente da Soka Gakkai (em 3 maio de 1951).

Ao entrarmos no mês de fevereiro, vamos promover renovado avanço com a mesma coragem, paixão e união demonstrada na Campanha de Fevereiro.2 Nessa grande luta, os membros do Distrito Kamata e eu nos esforçamos de forma inédita para expandir o movimento pelo kosen-rufu com base na determinação de saldar as dívidas de gratidão que tínhamos com nosso mestre e com Nichiren Daishonin.

Um dos escritos de Nichiren Daishonin que as integrantes do [grupo] Kayo Kai da Divisão Feminina de Jovens de todo o mundo estão estudando com um nobre espírito de procura é Atingir o Estado de Buda nesta Existência. Nele, Daishonin discute o princípio de “três mil mundos num único momento da vida”, explicando:

A vida em cada momento abarca o corpo, a mente, o sujeito e o meio ambiente dos seres sensíveis nos dez mundos. Também abrange os seres insensíveis nos três mil mundos, incluindo as plantas, o céu, a terra e até as minúsculas partículas de pó. A vida em cada momento permeia todos os fenômenos e é revelada neles. (CEND, v. I, p. 3)

Quão incríveis são o poder e o potencial que evidenciamos quando recitamos Nam-myoho-renge-kyo e nos dedicamos ao kosen-rufu. Por revelarmos ao máximo o potencial de nossa vida, continuamos a criar valor, inabaláveis perante os desafios mais intimidadores da realidade. Esse é o caminho de pôr a fé em prática na vida diária e o budismo em ação na sociedade.

Quando agimos com o desejo de saldar as dívidas de gratidão com nosso mestre, com o espírito de compromisso compartilhado, harmonizamos nossa vida com o grandioso e maravilhoso ritmo da Lei Mística, e sentimos a alegria ilimitada da revolução humana em nossa vida enquanto ajudamos outras pessoas a fazer o mesmo.

Quando recitamos Nam-myoho-renge-kyo por nós e pelos outros, “com esse único som”, diz Daishonin, “convocamos e manifestamos a natureza de buda de (...) todos os demais seres vivos. Esse benefício é imensurável e ilimitado” (CEND, v. II, p. 150).

Durante a Campanha de Osaka,3 65 anos atrás (em 1956), os membros de Kansai e eu buscamos possibilitar que o máximo de pessoas possível se juntasse ao nosso movimento para criar uma sociedade pacífica, baseada nos princípios humanísticos do Budismo Nichiren, e experimentasse os benefícios da fé. Recitamos daimoku com esse desejo, dedicamo-nos ao diálogo e fizemos o nosso melhor para ajudar as pessoas a estabelecer uma conexão com o Budismo Nichiren.

Agora uma vez mais, relembrando o clamor de Daishonin de que “deveriam estar todos bailando” (Ibidem, p. 387), vamos assumir a liderança de forma alegre e dinâmica como bodisatvas da terra para criar uma grande sinfonia de revitalização e harmonia!

Que o ritmo da revitalização

ressoe

por todo o mundo

e revele o potencial infinito

inerente à vida de cada pessoa.

Notas:

1. Nichiren Daishonin nasceu em 16 de fevereiro de 1222. De acordo com o calendário tradicional japonês, a pessoa possui um ano no momento em que nasce.

2. Campanha de Fevereiro: Em fevereiro de 1952, o presidente Ikeda, então secretário do Distrito Kamata, iniciou uma dinâmica campanha de propagação do budismo. Junto com os membros do distrito, ele superou a média mensal de cem novas famílias ao conquistar o marco de 201 famílias convertidas.

3. Campanha de Osaka: Em maio de 1956, os membros de Kansai, em torno da liderança do jovem Daisaku Ikeda, que havia sido enviado para ajudá-los pelo segundo presidente da Soka Gakkai, Josei Toda, conquistaram o marco de 11.111 novas famílias convertidas ao Budismo Nichiren em apenas um único mês.

Compartilhar nas