marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Especial

Correnteza de sucessores

A fundação das Divisões Masculina e Feminina de Jovens deu origem ao movimento mundial da Juventude Soka, que se encarrega da construção da paz com base no Budismo Nichiren e na unicidade de mestre e discípulo

download do ícone
ícone de compartilhamento

Redação

04/07/2024

Correnteza de sucessores

Em 3 de julho de 1945, Josei Toda foi libertado da prisão, após cumprir pena por defender a legitimidade do Budismo de Nichiren Daishonin ante as imposições do governo militarista que desejava unir a nação em torno do xintoísmo. Pelo mesmo motivo, seu mestre, Tsunesaburo Makiguchi, fundador da Soka Gakkai, faleceu no cárcere como mártir.

Toda sensei não perdeu tempo em empreender esforços para a reconstrução da organização cuja maioria dos líderes havia se afastado temendo a opressão das autoridades.

Seis anos depois, ele vislumbrava uma nova geração de jovens de confiança que assumissem o protagonismo do movimento pelo kosen-rufu por todo o futuro e se dedicou a liderar treinamentos especiais para representantes dessa juventude. Mesmo enfrentando severas dificuldades em seus negócios, empenhava-se diligentemen­te para incentivar e preparar os participantes, com rigorosidade e benevolência.

As condições de saúde de Josei Toda eram extremamente precárias, mas, mesmo exausto física e mentalmente, jamais negligenciava as reuniões de aprimoramento.

Sobre esse período, no romance Revolução Humana consta:

Na sociedade, a maioria dos políticos sustenta sua fama e posição utilizando-se e sacrificando os jovens. No entanto, um verdadeiro líder se sacrifica pelo glorioso futuro dos jovens, observando-os e protegendo-os nos bastidores.
De toda forma, nessas reu­niões eram realizados rigorosos treinamentos. Não era permitido um minuto de atraso sequer, qualquer que fosse o motivo. Eram 14 jovens para quem ele confiaria o futuro. Com vigor fora do comum, Josei Toda orientava com base nos escritos de Nichiren Daishonin e em narrativas literárias. O treinamento era realizado com total seriedade. Seu conteúdo era um verdadeiro testamento em relação ao grande objetivo do kosen-rufu.1

Após tomar posse como segundo presidente da Soka Gakkai, Josei Toda continuou a promover as atividades de aprimoramento dos jovens constantemente e, no final, apresentou, de forma solene, a proposta de fundação da Divisão Masculina de Jovens (DMJ), a ser realizada no dia 11 de julho de 1951, e da Divisão Feminina de Jovens (DFJ), em 19 de julho.

O histórico primeiro passo da DMJ foi dado na atividade de fundação realizada na sede de Nishikanda, em Tóquio, conforme continua narrando o romance:

Nesse dia, a chuva também caía persistentemente. Pouco antes das 18 horas, mais de cem membros da Divisão Masculina de Jovens se reuniram apressadamente. O andar de cima da sede em Nishikanda estava lotado. O mormaço do tempo quente e úmido somado à respiração das pessoas deixava o ambiente totalmente abafado, mas o local estava repleto de ânimo.
Quase todos os jovens estavam vestidos com seu uniforme do trabalho, pois tinham vindo às pressas direto de seus serviços. Poucos deles estavam com o cabelo arrumado ou usando pomadas. Na sapateira, era difícil ver algum sapato em bom estado. Grande parte eram sapatos ou tamancos desgastados. Perto da sapateira espalhavam-se muitos guarda-chuvas rasgados.2

Às 18 horas, foi apresentada a declaração de fundação da nova estrutura dos distritos da Divisão dos Jovens (DJ). Os líderes da Soka Gakkai ofereceram palavras de incentivo e de cumprimento, e representantes de cada distrito expressaram vibrantemente suas decisões.

Ao final, Josei Toda se dirigiu à mesa do orador para proferir suas palavras. Outro trecho da obra Revolução Humana narra esse momento:

Josei Toda começou a falar de forma despreocupada algo totalmen­te diferente:
— Dentre os que se reuniram aqui hoje, certamente surgirá o próximo presidente da Soka Gakkai. Acredito que ele está aqui com toda a certeza. A ele, quero manifestar as minhas mais sinceras felicitações.
As palavras de Josei Toda foram ditas com um tom de voz baixo e ao mesmo tempo alto, mas repleto de sentimento. Com essas palavras inesperadas, os jovens ficaram de repente surpresos e tensos.
“Ele diz que o terceiro presidente está aqui dentro. Quem será?”
Essa era uma questão que estava muito distante do pensamento deles.3

Entre os participantes da fundação estava o jovem discípulo Daisaku Ikeda. O presidente Josei Toda continuou seu discurso:

— O kosen-rufu é a missão que devo cumprir infalivelmente. Quero que se conscientizem plenamente que cada um de vocês da Divisão dos Jovens também se encontra nessa mesma nobre posição. Observando a recente história da revolução de Meiji, notei que sua força propulsora foram os jovens da época. Na época de Nichiren Daishonin, também, os discípulos que mais atuaram foram os jovens. Os jovens sempre moveram e construíram a nova era. Por favor, meu único desejo é que sem falta vocês realizem com as próprias mãos essa nobre e grandiosa missão. A nossa meta não se restringe somente ao Japão. Nichiren Daishonin nos ordena a propagar a grande Lei para a Península da Coreia, para a China, para a Índia, e para os confins de todo o mundo. Isso porque o Nam-myoho-renge-kyo revelado por ele preenche e movimenta, de fato, todo o Universo. E também é a grande Lei da vida. No dia de hoje, envio os cumprimentos à pessoa que se tornará o próximo presidente, e o felicito sinceramen­te pela fundação da Divisão Masculina de Jovens.5

Oito dias depois, foi realizada a fundação da Divisão Feminina de Jovens. Embora entre as participantes houvesse moças doentes, desempregadas e com dificuldades financeiras, essas pioneiras deram o primeiro passo da divisão rumo à própria revolução humana e à transformação da sociedade. Diferentemente da atividade da DMJ, não havia uma chuva torrencial, e aconteceu em uma noite quente. Na ocasião, após as palavras de decisão das novas líderes e de alguns veteranos, Toda sensei incentivou:

Todas as moças da Soka Gakkai devem, sem exceção, ser felizes. Até agora, pode-se dizer, em síntese, que a história da mulher sempre foi triste pelo próprio destino trágico. Para as moças que abraçaram a Lei Mística em plena juventude não há mais razões para chorar pela fatalidade do destino. Portanto, é necessário viver uma existência com pura e devota fé. Nessas condições, todas poderão ser felizes. É o que eu desejo e deixo como saudações para hoje. Sejam felizes!6

A eterna diretriz de Toda sensei para a DFJ ressoa até hoje e pelo futuro com o levantar de suas integrantes por meio da prática da fé, tendo como base o estudo do budismo.

O manancial criado na fundação das Divisões Masculina e Feminina de Jovens a partir da determinação do presidente Josei Toda de criar gerações de sucessores, que se encarregarão da concretização do kosen-rufu, transformou-se em uma caudalosa correnteza mundial de “valores humanos”. Esse monumental desenvolvimento ocorreu principalmente devido aos esforços de seu discípulo Daisaku Ikeda, que assumiu a terceira presidência da Soka Gakkai no dia 3 de maio de 1960, dois anos após o falecimento de Toda sensei, e ampliou esse desenvolvimento por todo o Japão e pelo mundo.

No Brasil, os jovens da BSGI, com o apoio das demais divisões, empenham-se para perpetuar o legado de Ikeda sensei, promovendo um grandioso avanço impulsionado pelo movimento dos 100 mil jovens humanistas e pela Convenção Juventude Soka Esperança do Mundo rumo a 2030.

Saiba mais:

Área da Juventude Soka no BS+ e no site: https://www.brasilseikyo.com.br/juventude-soka/1 

Veja mais conteúdos direcionados aos jovens no Guia para a Vitória que acompanha a edição 2.661 (22 jun. 2024) do Brasil Seikyo.

Ouça:

Podcast com incentivo de Ikeda sensei aos jovens para vencer as dificuldades no BS+ e no site: https://www.brasilseikyo.com.br/podcast/programa/8/episodio/-145-jovens-sejam-campeoes-soka/145 

No topo: Jovens participam de ensaio para a Convenção Juventude Soka Esperança do Mundo no Centro Cultural Campestre da BSGI (Itapevi, SP, maio 2024)


Foto: BS


Fonte:

IKEDA, Daisaku. Revolução Humana. v. 5. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, 2023.

Notas:

1. IKEDA, Daisaku. Incontida Alegria. Revolução Humana. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. 5, p. 97-98, 2023.

2. Ibidem, p. 98-99.

3. Ibidem, p. 102.

4. Brasil Seikyo, ed. 2.394, 4 nov. 2017, p. B4.

5. IKEDA, Daisaku. Incontida Alegria. Revolução Humana. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. 5, p. 108-109, 2023.

6. Ibidem, p. 111.

Compartilhar nas