marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Especial

Eu sou a força jovem!

Mensagem a ser utilizada nos encontros comemorativos dos 73 anos de fundação das Divisões Masculina e Feminina de Jovens.

download do ícone
ícone de compartilhamento

Redação

04/07/2024

Eu sou a força jovem!

Fala, Juventude Soka!

Desejamos que estejam desfrutando ótima saúde!

Após pouco mais de um mês da nossa magnífica convenção no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, SP, entramos no mês de julho, período em que celebramos os 73 anos de fundação das Divisões Masculina e Feminina de Jovens. Sinceros parabéns!

Estudando a história da Soka Gakkai, sabemos que nossos mestres deram a vida para treinar os jovens e os estudantes, empenhando uma energia extraordinária. A rea­lidade do Japão, na época da fundação das divisões, em 1951, era marcada pela misé­ria do pós-guerra em meio à destruição e à devastação total do país. Nesse cenário, todos tinham de vencer grandes obstáculos, como doença, desemprego e sérias dificuldades financeiras. Por outro lado, era necessário desenvolver verdadeiros companheiros que mudariam o destino dos jovens e da própria nação.

A situação no Brasil não era muito diferente. Aqui, os jovens também enfrentavam crises política, econômica e social, sendo a causa de tantas aflições no coração dessa geração. Mas, nesses 73 anos, alcançamos importantes avanços, tanto na sociedade como na organização, trazendo grandes expectativas.

A realização da Convenção da Juventude Soka Esperança do Mundo abriu uma nova fase de avanço em toda a organização. Com esse evento, cada jovem, em seu local de atuação, vem se esforçando e comprovando a unicidade de mestre e discípulo, vencendo as próprias questões, inspirando mais e mais pessoas.

Nessa nova fase, tendo como norte a seguinte diretriz que recebemos do nosso mestre “Brasil, Monarca do Mundo! Com os jovens do juramento seigan na vanguarda construa um modelo de expansão da propagação do budismo!”, destacamos a atuação em três importantes pontos:

1. Estreitar a relação de mestre e discípulo em minha vida, por meio da leitura da Nova Revolução Humana

Ao estudarmos o budismo e os incentivos de Ikeda sensei, nós nos conectamos com a vida dos Três Mestres e de Nichiren Daishonin, ampliando nossa condição de vida.

A unicidade de mestre e discípulo coloca o discípulo em contato direto com a Lei Mística. Quando o discípulo compreen­de esse princípio, ele age em exato acordo com o mestre na própria realidade, com o desejo de conduzir as pessoas à felicidade e realizar a ampla propagação da Lei. Manifesta-se a unicidade quando se alcança vitórias nos diver­sos empreendimentos em prol do kosen-rufu.

No escrito Florescer e Produzir Grãos, Nichiren Daishonin escreveu:

Dizem que se um mestre possui um bom discípulo, ambos obte­rão o fruto do estado de buda, mas, se um mestre criar um mau discípulo, ambos cairão no inferno. Se mestre e discípulo possuem pensamentos diferentes, jamais conseguirão realizar algo.2

Com o mesmo espírito, o verdadeiro discípulo se esforça para tornar real os objetivos do mestre em sua vida diária. O movimento dos 100 mil jovens humanistas representa o espírito do mestre que se mantém vivo na vida dos genuínos discípulos, nos dias atuais.

2. Consolidar, de fato, a rede de 100 mil jovens humanistas com a realização do shakubuku, fazendo mais uma família feliz

A verdadeira felicidade se encontra nas ações em prol das pessoas, da sociedade e do mundo. Para nós, é o movimento pelo kosen-rufu, é o shakubuku. A suprema ação do bem é ensinar este budismo, a grandiosa Lei da felicidade e encorajar as pessoas a transformar seu destino, para que possam abrir seus caminhos da felicidade.

O presidente Ikeda orienta:

O importante no budismo é a ação. Se não agirmos, a verdadeira boa sorte não nos acompanhará, não seremos capazes de nos fortalecer nem manter a alegria de viver. A realização do shakubuku exige um grande esforço. Entretanto, esse esforço se converte ao seu próprio bem. Isto é budismo.3

3. Atuar para tornar meu bloco o mais próspero de toda a BSGI

Se todos do meu bloco estiverem sendo conduzidos nesse caminho, com certeza, nós também o percorreremos rumo à concretização da transformação da sociedade. Assim, daremos passos largos para consolidar a missão social da Soka Gakkai: promover e propagar a convicção de que toda pessoa tem o potencial para despertar sua dignidade. Hoje, somos a geração que vive uma realidade de conflitos, guerras e a própria crise climática. Exatamente por isso, temos condições de nos tornar as pessoas mais felizes e construir um mundo de paz, pois somos a esperança do mundo.

Devemos atuar enxergando que todos são valores humanos, como nosso Mestre afirma:

A organização que construir o castelo de pessoas valorosas prosperará vitoriosamente por todo o futuro. (...) Uma organização ou uma entidade em constante crescimento, sem dúvida, é possuidora de uma qualidade brilhante que inspira o desenvolvimento das pessoas, capacitando-as com autenticidade e sinceridade. É uma organização que possui referência para discernir o certo do errado, transmitindo perfeitamente esses valores para os sucessores.4

O levantar dos jovens nesta nova era do kosen-rufu do Brasil e a grande expansão conquistada são provas da construção do caminho dourado da unicidade de mestre e discípulo!

A partir das reuniões de palestra e demais atividades comemorativas de julho, vamos garantir a vitória, em união com as demais divisões, e proporcionar o ambiente mais feliz aos membros e convidados, onde todos possam compartilhar suas vitórias e também renovar a decisão de vencer no segundo semestre do “Ano do Descortinar da Soka Gakkai de Força Jovem Mundial”.

Desejamos a todos excelentes encontros!

Um forte abraço!

Juventude Soka da BSGI

Dica de matéria

Veja mais conteúdos direcionados aos jovens no Guia para a Vitória que acompanha a edição 2.661 (22 jun. 2024) do Brasil Seikyo.

Assista:

Ao vídeo da Convenção Juventude Soka Esperança do Mundo, realizada no dia 26 de maio

5ª Academia Índigo Juventude Soka do Brasil!

Vem aí a 5ª Academia Índigo, onde reuniremos representantes da Juventude Soka brasileira nos jardins do Centro Cultural Campestre (CCCamp), em Itapevi, SP, para um treinamento que nos permite criar esperança e um coração corajoso em meio aos desafios enfrentados na etapa crucial da nossa vida: a juventude.

Quando: 13/09/2024 a 15/09/2024

Local: Centro Cultural Campestre (CCCamp), Itapevi, SP

Participantes: representantes de líderes de bloco, comunidade e distrito da Juventude Soka

Faça sua inscrição na Extranet, de 24 de junho a 7 de julho .

Os encontros da Juventude Soka do mês de julho estão chegando. Informe-se na sua organização.

No topo: integrantes da Juventude Soka participam de encontro da Academia Índigo (Itapevi, SP, 23 set. 2023)

Notas:

1. Brasil Seikyo, ed. 1.613, 28 jul. 2001, p. C3.

2. Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. II, p. 173, 2017.

3. Brasil Seikyo, ed. 2.373, 27 maio 2017, p. A2.

4. Ibidem, ed. 2.449, 31 dez. 2018, p. B2.

Foto: BS

Compartilhar nas