marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Editorial

Vamos sonhar

download do ícone
ícone de compartilhamento

04/07/2024

Vamos sonhar

Para Freud, a consciência e a razão se originam de uma região muito mais vasta e desconhecida que a elas serve de fundamento. Os sonhos seriam momentos privilegiados para se observar as potências inconscientes sacudindo a consciência.1

Dez dias antes de falecer, Josei Toda compartilhou com seu jovem discípulo, Daisaku Ikeda: “Sonhei que fui ao México”; “Shin’ichi, viva! Viva bastante! E vá para o mundo!”.2

Assim, Ikeda sensei concretizou o sonho de Josei Toda. De fato, ele materializou a potência da paz mundial idealizada por seu mestre e desenvolveu uma correnteza de pessoas que abraçam o mesmo sonho.

Brasil Seikyo traz na capa o aspecto dos jovens representantes brasileiros que foram ao Japão para um curso de aprimoramento e dos amigos do México e de El Salvador em intercâmbio no Brasil.

A edição que abre o segundo semestre contém Especial sobre a fundação das Divisões Masculina e Feminina de Jovens (DMJ e DFJ). No Encontro com o Mestre, fotos do presidente Ikeda em Hikawa, Japão, local de profunda ligação de mestre e discípulo. Num dos trechos, Ikeda sensei afirma:

Nossa rede de jovens bodisatvas da terra — bailando vibrantemente no palco da sociedade global — contém a coragem para dissipar a ansiedade, o compromisso conjunto de não deixar ninguém para trás e a resiliência para superar as adversidades e abrir o caminho para um futuro mais radiante.3

A Convenção Juventude Soka Esperança do Mundo, realizada em maio, motivou toda uma geração de jovens. Além disso, os resultados expressivos podem ser acompanhados nas matérias sobre o evento Youth Meeting com participação de representantes do Instituto Soka Amazônia e dos jovens Soka da localidade. Há ainda o movimento dos jovens do Distrito Costa Verde e Mar, em Santa Catarina.

Superando os estudos da psicanálise sobre os sonhos, esperamos que as próximas páginas nutram a semente do grande potencial inerente a você, leitor, e o façam sonhar e criar o ímpeto de avanço tal como Ikeda sensei diz:

É natural que exista uma lacuna entre o sonho e a realidade. Sonhos que são facilmente conquistados não têm graça. Para conquistar um sonho, devem estabelecer uma forte determinação decidindo: “Vou realizar isso sem falta!”.4

Ótima leitura!

Notas:

1. Disponível em: Freud | ARETHUSA (usp.br) https://arethusa.fflch.usp.br/node/94. Acesso em: 28 jun. 2024.

2. Cf. IKEDA, Daisaku. Nova Revolução Humana. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. 30-II, p. 301, 2022. Shin’ichi Yamamoto, personagem do presidente Ikeda nesse romance.

3. Brasil Seikyo, ed. 2.662, 6 jul. 2024, p. 3.

4. IKEDA, Daisaku. Vozes para um Futuro Brilhante. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, 2024. p. 63.

Compartilhar nas