marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Notícias

Juventude que transforma

A hora e a vez da conexão jovem em garantia da vida no planeta

download do ícone
ícone de compartilhamento

Redação

04/07/2024

Juventude que transforma

Entre os dias 17 e 19 de junho, em um espaço de escuta, de articulação e de proposições, ocorreu em Belém, PA, o Y20 Pré Summit, evento preparatório para o Y20 programado para agosto no Rio de Janeiro. Em resumo, Y20 é um grupo oficial de engajamento da juventude, que oportuniza o diálogo entre participantes de diversas sociedades com o objetivo comum de refletir e elaborar propostas que influenciem políticas públicas internacionais. Elas serão entregues ao G20, grupo que reúne as vinte maiores potências econômicas do mundo. Tudo isso neste 2024, ano repleto de possibilidades de conexão jovem por um mundo mais justo e sustentável.

A Juventude Soka se fez presente nessa Pré-Cúpula, representada pelos integrantes da Subcoordenadoria Amazônia Oriental, a SubAMOR, ao lado de voluntários do Instituto Soka Amazônia. Ao todo, participa­ram 32 jovens, num encontro que reuniu delegações internacionais dos membros do G20 e de países da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), representantes de todos os estados brasileiros e lideranças jovens e ativistas sociais e ambientais.

“Ficamos muito felizes com essa oportunidade de representar a BSGI e o Mestre; de falar sobre os ideais de paz, cultura e educação; e de perceber na prática tanto os aspectos expostos por Ikeda sensei nas Propostas de Paz, de sua autoria, quanto a mobilização de jovens de origens, histórias e vivências tão diversas”, ressalta Caelen Barros, responsável pela Divisão Feminina de Jovens (DFJ), da SubAMOR.

Ela reforça a importância desse esforço de reflexão e engajamento a propostas de questões que afligem a sociedade. No centro dos debates do Y20 estão temas como combate à fome, pobreza e a desigualdade; mudanças climáticas; inclusão e diversidade; inovação e futuro do mundo do trabalho; entre outros.

O evento contou com feiras e apresentações culturais, workshops, painéis e apresentação de Grupos de Trabalhos Temáticos. Ao final, as propostas foram sistematizadas em um documento único, denominado “Carta do Pará”. O Instituto Soka Amazônia participou da Pré-Cúpula com a mostra Sementes da Esperança e Ação, produzida pela Carta da Terra Internacional e a Soka Gakkai. Entre os dias 5 e 16 de junho, a exposição ficou aberta à visitação pública na cidade. Leia no Brasil Seikyo, ed. 2.661, 22 jun. 2024 . Muitos jovens da região atuaram como monitores, seguido da oportunidade de participarem da Y20.

A escolha de Belém para o encontro não foi mero acaso. A cidade sediará a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, conhecida como COP30, marcada para novembro de 2025, pela primeira vez em uma cidade amazônica.

“Nossa decisão é de assumir papel efetivo no fortalecimento da organização e na mudança por um mundo que verdadeiramente preze pela dignidade da vida a partir do aprofundamento dos temas discutidos no evento”, enfatiza Caelen, representando a Juventude Soka local.

Aprimorar e avançar com senso de missão

por Rafael Ferreira, 25 anos, estudante de letras (alemão). É vice-responsável pela Divisão Masculina de Jovens (DMJ) do Bloco Promorar, RM Belém Oeste.

“Cosmopolita” — sempre ouvi essa palavra dentro da Gakkai, especialmente quando criança. Curioso, fui atrás do significado. Descobri que significava “cidadão do mundo”, alguém cuja pátria não é outra senão o mundo e, naturalmente, o próprio cosmos, já que o universo, em última análise, é a nossa casa. Foi assim que me senti ao participar do evento Youth 20. Nessa reunião de patriotas pela Terra, conheci várias pessoas dos mais variados países, absorvi diversos pontos e discuti sobre soluções para o nosso tema: “Inclusão e Diversidade”. Sinto quão neces­sário é aprimorar nossas habilidades, pois teremos muito mais pela frente. Sensei nos orienta a ser bons em algo e a nos destacar em nossa área de atuação, enquanto ainda somos jovens. Pessoalmente, concentrei esforços no aprendizado de idiomas estrangeiros, sobretudo no inglês. Graças às orientações dele, hoje estudo alemão na universidade. Aprendi que cada indivíduo é único e precisa buscar a sua vocação, desafiando-se; isto é, realizar a sua revolução humana. Em uma palavra, no Youth 20, exerci meu nacionalismo global, abrindo meu leque de possibilidades além do meu eu menor, e vou continuar a exercê-lo daqui em diante. Agradeço essa memória incrível.

Rafael Ferreira, 25 anos, estudante de letras (alemão). É vice-responsável pela Divisão Masculina de Jovens (DMJ) do Bloco Promorar, RM Belém Oeste.

*** 

Paz, o anseio de jovens de todo o mundo

por Márcia Manoela Damasceno de Souza, 20 anos, estudante de história. É responsável pela Divisão Feminina de Jovens (DFJ) do Bloco Barão do Triunfo, RM Belém Sul.

Quando soube da oportunidade de participar dessa Pré-Cúpula, passei as tardes estudando as Propostas de Paz, do presidente Ikeda, e suas orientações a fim de estar preparada para o diálogo. Meu desejo era poder representar a BSGI dignamente, e no momento em que encontrei meus companheiros no local do evento e trocamos informações e incentivos, eu me senti mais tranquila. Que maravilhosa essa família Soka! Ao longo do dia, ocorreram debates intensos sobre quais são as dificuldades que assombram a sociedade, quais as responsabilidades do governo, das lideranças e dos jovens perante essas situações. Fiquei muito feliz de participar de conversas e debates calorosos sobre possíveis soluções para esses cenários, e de perceber que os jovens do mundo inteiro anseiam por uma mudança na sociedade, por uma vida mais sustentável e por ações afirmativas mais humanísticas que priorizam todas as formas existentes no mundo.

É neste exato momento que, como genuína discípula de Ikeda sensei, decido expandir e fortalecer nossa rede de solidariedade da Juventude Soka, compartilhando nossos ideais budistas como verdadeiros cidadãos globais.

 

Márcia Manoela Damasceno de Souza, 20 anos, estudante de história. É responsável pela Divisão Feminina de Jovens (DFJ) do Bloco Barão do Triunfo, RM Belém Sul.


Leia mais:

Sobre o Y20 (Youth20) ou Juventude20:

Dentre os treze grupos de engajamento que compõem o G20 Social está o Youth 20 (Y20), representando as juventudes, neste ano sob a presidência brasileira. Participam jovens de 18 a 30 anos. A iniciativa no país está a cargo da Secretaria Nacional de Juventude da Secretaria-Geral da Presidência da República, e do Conselho Nacional da Juventude, em articulação com outras frentes regionais. Neste ano, outros eventos estão na pauta. Acesse: https://www.g20.org/pt-br/g20-social/grupos-de-engajamento/y20 

Sobre o G20:

O Grupo dos Vinte (G20) é o principal fórum de cooperação econômica internacional. Desempenha um papel importante na definição e no reforço da arquitetura e da governança mundiais em todas as grandes questões econômicas internacionais. Acesse: https://www.g20.org/pt-br/sobre-o-g20


Assista:

Vídeo produzido pelo Instituto Soka Amazônia sobre a Y20

No topo: Representantes da Juventude Soka na Pré-Cúpula da Y20 levam reflexões humanísticas ao centro dos debates.
 

Fotos: Colaboração local | Instituto Soka Amazônia

Compartilhar nas