marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Incentivo do líder

Jamais ser derrotado

download do ícone
ícone de compartilhamento

Edjan Santos

04/07/2024

Jamais ser derrotado

Nichiren Daishonin explica no Gosho:

Os textos dos sutras1 nos dizem que uma única pessoa, no decorrer de um único dia, tem oito milhões e quatro mil pensamentos.2

É fato que, em nossa mente e em nosso coração, diariamente, inúmeras questões e reflexões ocorrem, ainda mais na vida de um jovem, lidando com oportunidades, angústias e desafios.

Comigo não foi diferente. No final da minha adolescência, afastei-me das atividades e da prática budista. É difícil hoje explicar exatamente o porquê disso, já que nunca deixei de acreditar nas orações e de ter o presidente Ikeda como meu mestre. Mesmo assim, segui por esse caminho durante alguns anos.

Este período de julho e das atividades comemorativas da DMJ e DFJ sempre me faz relembrar essa fase da minha vida. Ao longo desse intervalo de afastamento, recebi a visita dos meus líderes da época, principalmente às vésperas de gongyokais (reuniões comemorativas).

Minha visão superficial me limitava a acreditar que aquelas visitas ocorriam porque eles queriam ter sala cheia no dia das atividades. Não conseguia enxergar que eu havia recebido visitas em outros momentos nem que aqueles jovens, assim como eu, também tinham compromissos, sonhos, dificuldades, os desafios da vida, mas, mesmo assim, eles se dispunham incansavelmente a me visitar.

Os esforços contínuos desses meus amigos culminaram no meu encontro ideal com Ikeda sensei no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, SP, em 3 de maio de 2009, ainda que eu tivesse ido a contragosto.

Nesse dia, sensei nos disse em sua mensagem:

Os senhores possuem a Lei Mística na qual “não existe oração sem resposta”. Possuem também a prática da fé em que “não existe estratégia que supere a do Sutra do Lótus”.3 Por isso, jamais encontrarão impasses no curso da vida devotado ao cumprimento da missão.
Nichiren Daishonin atesta solenemente que “os que possuem o coração de um rei leão, sem dúvida, atingirão o estado de buda”.4 A nossa relação de mestre e discípulo Soka forma uma legião de pessoas com coração de leão que não temem nada e não são derrotados por nada.5

Assim, vim comprovando em minha própria vida a veracidade das palavras do Mestre.

Quinze anos depois, reencontrei sensei no mesmo local, na Convenção Juventude Soka Esperança do Mundo, como líder da DMJ da BSGI. Nossa organização tem como eixo central em seu nome e propósito de existência a criação de “valores humanos”, principalmente jovens.

Sou dotado de imensa boa sorte por ter amigos que, quinze anos atrás, abraçados a essa convicção dos Três Mestres, acreditaram que poderiam extrair de minhas limitações um valor jovem.

Qual então deve ser minha postura como líder? Acreditar de forma ilimitada no potencial de cada jovem, mesmo aquele mais difícil e afastado, e de que nele reside a força da sua transformação e da humanidade, não apenas nesta existência, mas em todas.

Apesar de eu pensar na época que a visita dos meus companheiros tivesse apenas o propósito de encher a sala da atividade, anos depois, percebi que aquela e todas as visitas subsequentes continham outro significado. Se eles ficassem somente preocupados com o que eu acharia, provavelmente não estaria escrevendo estas palavras a você, leitor.

Praticamos o budismo de causa e efeito cultivando um coração que realiza as causas para a felicidade de si e dos outros, e sem falta colheremos esses efeitos.

Ikeda sensei orientou:

Tudo se inicia a partir de uma pessoa — eis a importância de incentivá-la com consideração, sinceridade e calor humano. Desse gesto nasce alegria, orgulho e confiança e daí se expande a criação de protagonistas do kosen-rufu.6

Que cada um de nós, com o grande desejo de fazer surtir o efeito de nossas ações, possamos nos esforçar em incentivar os companheiros a manifestar seu potencial e a se tornar genuinamente felizes. Essa é a verdadeira condição de nobre companheiro de luta. Nunca desistir dos amigos, jamais ser derrotado.

Edjan Santos

Coordenador da Divisão Masculina de Jovens da BSGI

Notas:

1. Fonte desconhecida, mas uma afirmação semelhante consta em Coletânea de Ensaios sobre o Mundo da Paz e do Deleite, do mestre da meditação Daochuo. Cf. Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. II, p. 655, 2017.

2. Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. II, p. 725, 2017.

3. Nichiren Daishonin Gosho Zenshu [Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin]. Tóquio: Soka Gakkai, p. 1192.

4. Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. I, p. 318, 2020.

5. Brasil Seikyo, ed. 1.986, 9 maio 2009, p. A2.

6. Idem, ed. 1.985, 2 maio 2009, p. A2.

Compartilhar nas