Notícias
BS
Expandir por mares seguros
De Santa Catarina, Distrito Costa Verde e Mar surge com nova estrutura e seus integrantes avançam unidos rumo aos objetivos dos próximos anos
Redação
04/07/2024
A região da Costa Verde e Mar contempla alguns dos destinos mais visitados do estado de Santa Catarina, com opções de belas e preservadas praias, sabores e outros atrativos. É nesse cenário que encontramos companheiros Soka em momento de entusiasmado avanço. O então Distrito Navegantes tem agora nova denominação, abarcando cidades vizinhas e passando a chamar Distrito Costa Verde e Mar, pertencente à RM Vale do Itajaí.
No distrito, são abraçadas 96 famílias e 150 membros, divididos em duas comunidades: Navegantes, sediada na cidade que lhe empresta o nome, composta pelos Blocos Gravatá, Navegantes e São Domingos; e a Comunidade Penha, abrangendo três cidades, cada qual abrigando um bloco, ou seja, Penha, Piçarras e Barra Velha.
A reunião que deu início à nova estrutura e ao novo nome ocorreu na cidade de Navegantes, SC, no dia 15 de junho. “Quando vi aquela sala lotada, senti a resposta de toda a luta empreendida após a pandemia, quando chegamos a fazer reuniões com dois, três membros”, emociona-se Ana Carolina da Silva, nomeada, na ocasião, responsável pela Divisão Feminina de Jovens (DFJ) da Comunidade Navegantes. “Tendo no coração a famosa frase ‘O que constrói a nova era é a força e paixão dos Jovens’, venho me empenhando para ser a força que não deixará meus companheiros desistirem. Faremos de nossa localidade um lugar cheio de vitórias.”
Jovens na vanguarda
Ana representa os cerca de cinquenta jovens que, em plena união com as demais divisões, estão criando uma grande onda de fortalecimento da base organizacional e de expansão do kosen-rufu da região que abrange mais de 186 mil habitantes, superando mais de 400 km² do litoral catarinense.
Junto com outros dois jovens, ela participou da Convenção Juventude Soka Esperança do Mundo, em São Paulo, SP, em maio último. Ana diz ter sido “Um marco para firmar meu compromisso com o Mestre. Tenho 25 anos e, aos 21, perdi meus pais para as doenças do corpo. A partir de então, estive por um tempo perdida. Retornei no ano passado, determinada a alcançar a vitória, e tenho conseguido transmitir os sentimentos de sensei aos meus companheiros de missão. Um dia, estudarei na Universidade Soka do Japão. Prometi à minha mãe ser um grande valor”, afirma a jovem.
O senso de missão materializa-se ainda nas nomeações dos dois outros jovens que estiveram na convenção. Murilo Augusto Lima da Silva é o novo responsável pela Divisão Masculina de Jovens (DMJ) da Comunidade Navegantes. Ele tem seis anos de prática e há cinco está em Santa Catarina, vindo de Belém, PA. “Participei com muita gratidão, baseado na imortal relação de mestre e discípulo. Assim, trago todo o aprendizado para meu palco de atuação, num movimento para o despertar dos discípulos Ikeda, e para juntos realizarmos um avanço inédito em nossa localidade. Sensei, conte comigo, o kosen-rufu é minha vida!”
No Bloco Navegantes, reforço também com a chegada de Luiz Henrique Pereira Meurer, responsável pela DMJ. Ele tem 23 anos e dezessete anos de prática budista. “Nos últimos anos, alguns aspectos da vida acabaram me afastando de algo tão importante para mim como o budismo”, reconhece o jovem, feliz pela oportunidade de se reconectar com o Mestre. “Depois de lutas diárias, consegui o dinheiro para o evento. E coloquei o desafio pessoal a partir daquele dia: jamais deixarei que algo me afaste novamente da Soka Gakkai, ultrapassando meus desafios com a fé no budismo. Está sendo assim desde o dia que prometi a mim mesmo”, reforça.
E após tudo o que viveu na convenção, Luiz Henrique? “Foi um dos melhores dias da minha vida, e jamais esquecerei. Com a nomeação, coloquei como prioridade ser vitorioso e incentivar outras pessoas a nunca desistir. Meu objetivo é impactar, de forma positiva, a minha vida e a das pessoas.”
Rumo a 2030
Para a responsável pela Divisão Feminina (DF) do distrito, Elisabete Cristina M. Franca, foi um momento de dupla emoção, pois a reunião aconteceu no mesmo dia em que as rainhas da felicidade da Comunidade Navegantes realizaram um encontro comemorativo com a participação virtual da coordenadora da DF da BSGI, Selma Inoguti. “Estamos agora mais unidos que nunca. Nosso mestre ensina que somente a firme determinação diante de tudo nos leva à vitória. Sensei, pode confiar em mim. Sempre darei o meu melhor”, declara Elisabete.
O responsável pelo distrito, Paulo Simas, destaca que esse foi um divisor de águas para todos que estão engajados. “Visando criar, reativar valores humanos na base e cuidar, zelar de todos os companheiros com a dignidade de genuínos discípulos Ikeda.”
Ele esclarece que, ligados ao coração do Mestre, “Lançamos um elaborado planejamento de expansão do kosen-rufu da localidade nos próximos três anos, visando ao fortalecimento dos seis blocos e com o movimento de inspirar novos amigos a dobrar esse número até 2026”. Paulo Simas expressa sua felicidade com os novos líderes da Divisão dos Jovens (DJ) nomeados, que estão envolvidos nas atividades locais. Diz que eles têm como objetivo consolidar a estrutura de líderes jovens de distrito, blocos e comunidades, ainda em 2024. “Para isso, com base no daimoku em primeiro lugar, precisaremos ser vitoriosos no Kofu e na assinatura dos periódicos, uma vez que a consequência de estarmos na órbita do kosen-rufu, junto com a BSGI, será a vitória infalível”, arremata o líder, focando no ambiente em curso nos blocos e nas comunidades: “Atividades acolhedoras, com conteúdo que despertem interesse e gerem convicção e esperança. E dedicar máximo tempo aos encontros de vida a vida como sensei sempre nos orientou”.
Para finalizar, Paulo Simas compartilha, em nome de todos, um trecho do poema Brasil, Seja Monarca do Mundo!,1 dedicado pelo Mestre, que diz: “Deixem seus méritos gravados / na história de suas contínuas vitórias! / A dificuldade no momento presente / será a glória em seu futuro!”.
No topo: Reunião de partida do distrito sob nova denominação, Costa Verde e Mar, na mesma data do encontro da Divisão Feminina
Nota:
1. Terceira Civilização, ed. 446, dez. 2005, p. 40.
Fotos: Colaboração local
Compartilhar nas