marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Encontro com o Mestre

Viver uma juventude brilhante

Brasil Seikyo dá continuidade à publicação de trechos selecionados de incentivos de Ikeda sensei para que os jovens evidenciem seu potencial, tornem-se felizes e cumpram a importante missão pelo bem da humanidade

download do ícone
ícone de compartilhamento

Redação

04/07/2024

Viver uma juventude brilhante

A alegria da juventude se encontra no pulsar da esperança de construir, abrir e acreditar no futuro; é a plenitude da vida que proporciona um novo desafio de forma radiante, sem se abalar diante de quaisquer sofrimentos ou fracassos; é o ressoar da alma que compartilha as alegrias e os sofrimentos com o amigo de forte laço criado em meio a um brilhante encontro. É o orgulho de edificar a base sólida de uma existência de vitoriosa felicidade, com regularidade e sinceridade. A correta prática da fé é a fonte dessa alegria última da juventude.

Brasil Seikyo, ed. 2.194, 7 set. 2013, p. B2.

* * *

Enquanto a chama do comprometimento de lutar em prol das pes­soas, do budismo e do kosen-rufu arder em seu coração, os senhores permanecerão jovens e saudáveis. O espírito de luta são a verdadeira fonte da juventude e a chave para a boa saúde e a longevidade.

Terceira Civilização, ed. 468, ago. 2007, p. 29.

* * *

Qual é o tesouro da juventude? É a luta, o trabalho árduo. A menos que lutem não poderão se tornar verdadeiramente fortes. Aqueles que lutam arduamente durante a juventude não terão nada a temer quando chegar a época de dar os toques finais em sua vida. Eles possuirão uma extraordinária condição de vida que se eleva forte e inabalável como “velhas rochas açoitadas pelas tormentas”. No budismo, chamamos isso de condição de buda, que não se abala por nada. É a condição da mente desfrutada pelos invencíveis campeões da vida. É por isso que digo para enfrentarem dificuldades e se esforçarem com todo o vigor na juventude.

Eu também lutei de forma árdua. Portanto, sou forte, totalmente destemido. Sou discípulo do grande Josei Toda, segundo presidente da Soka Gakkai. Sou aquele que se responsabilizou pela sublime tradição da nossa organização. Lutei corajoso como um leão, não dependendo de ninguém.

Força é felicidade. Força é a própria vitória. Na fraqueza e na covardia, não há felicidade.

Quando vocês travam um desafio, podem vencer ou perder, mas, independentemente do resultado no curto prazo, o fato de continuarem a lutar é prova da vitória como seres humanos.

Brasil Seikyo, ed. 2.495, 14 dez. 2019, p. 5.

* * *

Fui um dos jovens treinados pelo presidente Josei Toda. Ao conhecê-lo e decidir me devotar ao kosen-rufu aos 19 anos, minha vida mudou drasticamente. Graças ao meu mestre, com quem tenho profunda dívida de gratidão, pude me dedicar ao sublime objetivo chamado kosen-rufu, desafiei a conquista da minha revolução humana e trilhei o nobre e supremo caminho de mestre e discípulo.

Por experiência própria posso atestar que selar um grandioso juramento durante a juventude se transforma num tesouro para a vida inteira. O desafio para cumprir esse juramento produz um valor incalculável. Quero compartilhar essa alegria com o máximo de jovens possível.

Idem, ed. 2.394, 4 nov. 2017, p. B1.

* * *

Ainda que você ofereça muitas riquezas a uma pessoa, isso não é garantia da felicidade absoluta. O que garante a felicidade absoluta é o shakubuku. Os membros da Soka Gakkai Internacional realizam essa prática. Desde a minha juventude, também pratico de coração o shakubuku. Agir assim é a preciosa e eterna “lembrança de sua presente vida neste mundo humano”.

Terceira Civilização, ed. 520, dez. 2011, p. 26.

* * *

Em todas as eras foram a força e a paixão dos jovens que moveram a época e construíram a nova história. O kosen-rufu deve ser concretizado pelos jovens emergidos da terra que despontam vigorosamente em sucessão. Não existe palco mais esplendoroso e valioso que esse na juventude. Desejo que cada um deixe para a posteridade a resplandecente e jubilosa história de ter se dedicado ao máximo e feito o melhor em sua época no palco de sua missão sem que reste nenhum arrependimento.

Brasil Seikyo, ed. 2.187, 13 jul. 2013, p. A5.

* * *

Tudo se define a partir do discípulo. O que constrói o “tempo” da nova expansão do kosen-rufu é a luta do discípulo. Com a consciência da sua mais sublime missão, mais do que nunca, agora, peço que ampliem ao máximo com altivo orgulho o nosso jovem batalhão da justiça! São vocês, meus jovens, que devem construir com sua força e paixão o grandioso castelo Soka, invencível e de contínuas vitórias, que será consagrado pela eternidade.

Ibidem.

* * *

O primeiro presidente, Tsunesaburo Makiguchi, e o segundo presidente, Josei Toda, foram os bravos generais do shakubuku. Eu também vim me dedicando, desde a minha juventude, como um emis­sário de shakubuku.

A propagação começa com o persistente diálogo de vida a vida. Todos são humanos e jovens, não há superior nem inferior. Vamos dialogar com o coração aberto para o crescimento recíproco e desfrutar uma vida de plena satisfação. Aproximar-se dos amigos aflitos, compartilhar seus sofrimentos e suas aflições, estar junto com eles para ultrapassar barreiras a fim de desbravar a almejada vida de absoluta vitória — esse trabalho de contagiar as pessoas é o nosso movimento de diálogo visando ao shakubuku. Dialogar imbuído de coragem e entusiasmo, orar pela felicidade do seu amigo, agir em prol da felicidade dele — tudo o que fizer em prol da felicidade dos outros frutificará e florescerá infalivelmente na vida de todos os envolvidos como uma magnífica flor da felicidade.

Brasil Seikyo, ed. 2.196, 21 set. 2013, p. B1.

* * *

Se você é jovem, levante-se só. Tudo mudará a partir dessa atitude. Eu também agi dessa forma. Quando o presidente Josei Toda faleceu, um boa­to leviano correu pelo Japão dizendo que a Soka Gakkai se desinte­graria com a perda do seu líder. Entre os líderes antigos, muitos começaram a agir de forma irresponsável e outros tentaram se aproveitar da Gakkai alimen­tando suas ambições pessoais. Se essa situação persistisse, seria realmente o fim da nossa organização. Por isso, eu me levantei e assumi toda a responsabilidade, apesar de estar apenas com 30 anos. Quanto mais difícil era a situação, mais firme mantive o espírito de “levantar-me só”.

Idem, ed. 1.510, 5 jun. 1999, p. A7.

* * *

Ter grandes sonhos pode assegurar que não tropecem nos pequenos buracos da estrada. Mesmo que encontrem alguns contratempos, se mantive­rem objetivos, estes devem ser o motivo pelo qual vocês não se deem por vencidos. Sigam em frente, mesmo que, às vezes, o jogo pareça perdido. O que é ser derrotado na vida? Não é somente quando se comete um erro, mas sim ao abandonar um objetivo pela metade.

Qual é o verdadeiro êxito na vida? O genuíno sucesso é garantido na batalha contra si mesmo. Um vencedor persegue seus sonhos sem cessar, mesmo que encontre obstáculos. É quem vence no final, superando uma a uma as adversidades.

Idem, ed. 2.470, 8 jun. 2019, p. 4.

* * *

A juventude é uma época de problemas e preocupações que nunca acabam. Mas somente por vencermos os problemas e obstáculos da vida é que conseguimos nos tornar verdadeiramente fortes. Se tudo for sempre tranquilo, ficaremos mimados e complacentes e seremos incapazes de construir uma sólida base para a vida. Somente quando nós mesmos sofremos é que conseguimos compreender o sofrimento dos outros e aprofundar nossa compaixão.

Enfrentar muitas dificuldades e desafios enquanto cumprimos nossa missão pelo kosen-rufu é uma honrosa batalha para vencer os “sofrimentos compartilhados de todos os seres vivos”. Nossas vitórias inspirarão muitas pessoas e serão uma fonte de esperança para nossos sucessores, pois os líderes que passam por dificuldades e demonstram seu triunfo sobre elas são uma expressão da benevolência.

Os jovens da SGI, avançando com a vigorosa disposição de compartilhar o budismo, são grandes campeões no que diz respeito a aliviar o sofrimento e a conceder a alegria, desafiando os sofrimentos compartilhados de toda a humanidade.

Idem, ed. 2.047, 14 ago. 2010, p. A3.

* * *

Eu estimo os jovens.

Sinto-me extremamente feliz

ao ver o aspecto sadio dos jovens que,

mesmo vivendo algumas frustrações,

continuam a se desafiar

com olhos voltados para o futuro.

Avancem com coragem tendo a

convicção de que,

na época da juventude, quanto mais fracassos,

mais firmes serão

as bases de uma nova vida de felicidade.

Não há outra opção senão confiar tudo aos jovens.

Para isso, quero que todos vocês, jovens,

levantem-se incumbidos de toda a responsabilidade,

com a consciência de ser o presidente

da Soka Gakkai,

responsável e grande líder.

Ser jovem não tem a ver com idade.

A juventude é definida

pela forma de sentir e o modo como se vive.

É jovem uma pessoa que não se esquece

do juramento realizado na juventude.

Uma pessoa que sobrevive em prol do ideal do kosen-rufu

por toda a vida, junto com o mestre, é jovem.

Uma pessoa de desafio que supera

a situação negativa e busca o avanço,

mesmo que seja com um ou dois passos, é jovem.

Uma pessoa que, sem se tornar apenas espectadora,

segue sempre como a agente promotora da paz é jovem.

Enquanto esse coração jovem

estiver pulsando vivaz,

haverá ilimitado aperfeiçoamento e desenvolvimento.

Os jovens de força e paixão,

que aquecem o coração das pessoas,

são, sem dúvida, também

os jovens que fazem avançar a sociedade.

São justamente vocês, jovens,

a esperança do povo.

Assim sendo, tendo à frente os jovens,

e junto com os jovens,

nós, da Soka Gakkai de Força Jovem,

saltaremos bailando

para a nova grande viagem

ao céu do kosen-rufu.

Brasil Seikyo, ed. 2.456, 16 fev. 2019, p. B1.

No topo: Com o desejo de incentivar calorosamente os sucessores do futuro, Ikeda sensei faz apresentação de mágicas para membros da Divisão dos Estudantes da SGI do Paraguai (Assunção, fev. 1993)

Foto: Seikyo Press

Compartilhar nas