Grupo coração do rei leão
BS
Transformar o lugar em que vivemos
Grupo Coração do Rei Leão
04/07/2024
Inacreditável! Já chegamos em julho, sétimo mês do ano. Parece que foi ontem que estávamos comemorando a virada do ano, traçando planos e objetivos para 2024. E agora, cá estamos nós, com seis meses percorridos.
Estamos indo bem? Nossa trajetória está seguindo na direção traçada ou o rigor do dia a dia tem aberto cada vez mais uma grande lacuna entre expectativa e realidade?
Sejam quais forem as circunstâncias que enfrentamos, se somos pai, mãe ou responsável por um precioso membro da Divisão dos Estudantes (DE), nesse período de recesso, é hora de recarregar a bateria, porque todo estudante aguarda ansiosamente pelas férias de julho. Portanto, para que esse descanso possa ser o melhor possível, quem sabe tenhamos de recalcular nossa rota.
É claro que, quando falamos em férias, de imediato pensamos em fazer uma viagem em família, hospedando em um bom hotel onde não tenhamos preocupações com horário, arrumação e organização de ambientes, preparo de alimentação e, muito menos, compromissos indesejáveis. Porém, para a maioria de nós, por ora, talvez isso não seja possível. Entretanto, também não significa que o tão aguardado período de recesso de julho esteja fadado ao fracasso!
Mesmo que, de repente, não tenhamos traçado nenhum planejamento nem disponhamos de tempo ou recursos financeiros, ainda assim é possível vivenciar, de forma saudável e proveitosa, momentos inesquecíveis com nosso precioso integrante da DE, proporcionando a ele a oportunidade de gravar no coração as mais doces lembranças, as quais se tornarão um valioso tesouro que lhe permitirá manifestar força e coragem nas ocasiões em que tiver de enfrentar as dificuldades.
É claro que, para isso, vamos precisar aguçar nossa criatividade e nosso interesse em fazer algo diferente. Ou seja, literalmente, sair do casulo e quebrar a rotina.
Isso inclui não pouparmos esforços para conciliar as agendas em família e criar condições de realizarmos a prática da fé juntos. Também requer que estabeleçamos uma convivência cada vez mais próxima com base no diálogo sincero, manifestando paciência, compreensão e desenvolvendo uma escuta ativa e benevolente que nos leve a conectar o nosso coração.
Nossa vida é bastante agitada e o tempo todo estamos envolvidos com atividades e compromissos, preocupados com alguma coisa que temos ou deixamos de fazer. No entanto, em alguns momentos, faz-se necessário apertar o botão “desligar”, permitindo que nossa mente fique em paz, consiga contemplar a natureza, perceba quanto as crianças estão crescendo e que a vida está passando rapidamente.
Nosso eterno mestre da vida, certa vez, afirmou:
Cada criança é um tesouro inestimável. (...) As crianças são diferentes umas das outras; cada qual possui uma qualidade única e extraordinária. Precisamos nutri-las com a chuva do amor e da benevolência imparcial para que floresçam e evidenciem suas qualidades únicas. (...)
É importante que os pais se engajem em tudo com alegria e vigor. A criança aprenderá essa atitude com os pais. Fugir dos desafios e viver tranquilamente é a tendência dos seres humanos. No entanto, a felicidade não pode ser encontrada em nenhum outro lugar senão dentro de nós. Um modo de vida genuíno consiste em transformar o lugar em que vivemos no paraíso. De fato, quando estamos ocupados é que nos sentimos realizados. Quando lutamos para vencer os problemas é que nos sentimos estimulados. Na dedicação ao cumprimento de um propósito, encontramos a felicidade. As ações dos senhores mostrarão aos seus filhos quanto isso é verdade.1
Caros amigos, vamos unir nossa força, cumprindo a nossa missão de cultivar no coração de cada valoroso membro da DE as melhores lembranças dessa época da vida.
Vamos juntos fazer com que cada um deles viva tal como se realmente trilhasse seus passos pelo paraíso da esperança e da felicidade, mesmo quando estiverem diante dos maiores desafios. Dessa forma, vamos garantir a formação de adultos fortes, corajosos, empáticos, solidários e de fé inabalável. Num breve futuro, eles se tornarão os grandes promotores da paz, da justiça e do respeito pela dignidade da vida e pela natureza, pois, isso sim, é assegurar a construção de um mundo melhor para todos.
Boas férias e um forte abraço!
Grupo Coração do Rei Leão da BSGI
Nota:
1. Terceira Civilização, ed. 485, dez. 2008, p. 24.
No topo: Apresentação dos integrantes da Divisão dos Estudantes na Reunião Nacional de Líderes realizada em Bauru, SP (18 nov. 2023)
Foto: BS
Compartilhar nas