Notícias
BS
Diálogo e inovação em Recife
Comunidade Rio Mar mostra como a conversa é a chave da vitória, principalmente em tempos de isolamento social
11/06/2020
REDAÇÃO
Em Recife, capital de Pernambuco, está localizada a Comunidade Rio Mar. Os líderes da localidade, desde antes do isolamento social por conta do coronavírus, tinham um objetivo: não deixar ninguém para trás. Agora, mais do que nunca, a movimentação é para que todos possam estar juntos na mesma órbita, sem se deixar abalar.
“Fomos uma das primeiras comunidades a realizar encontros virtuais na RE Pernambuco, antes mesmo de criarem a página da comunidade na Extranet. Estamos sempre em busca dos membros, em contato por mensagem ou ligação. Sabemos que esse apoio é muito importante para que ninguém se sinta sozinho ou triste por todo o caos que o Covid-19 trouxe”, contou Mariana Dubeux, responsável pela Divisão Feminina (DF) da localidade.
Com muito orgulho, Mariana compartilhou também que a Comunidade Rio Mar procura sempre trazer algo diferente para as atividades, sejam debates de assuntos como, lei de causa e efeito, saúde e até desafios de daimoku. “Com as integrantes da Divisão Feminina, concretizamos um grande objetivo conjunto de recitação do daimoku diariamente. Fora os desafios, temos o daimoku da comunidade, que é uma hora diária de recitação do Nam-myoho-renge-kyo. Nossa comunidade possui muitas integrantes da DF, temos poucos membros da Divisão Sênior (DS) e da Divisão dos Jovens (DJ), mas mesmo assim conseguimos estar todos unidos”, disse.
A união é tão marcante que cada vez mais membros participam dos encontros e dos debates nos grupos de conversa por aplicativo. “O diálogo é o segredo do nosso avanço. Nossa comunidade virou uma grande rede de incentivos, e não são apenas os líderes que incentivam os membros. Os membros também compartilham orientações e motivam a todos. Viramos uma grande família”, afirmou Mariana.
Cordel da Rio Mar
A literatura de cordel é uma manifestação literária muito popular no interior nordestino, marcada pelas rimas. E a Comunidade Rio Mar ganhou um cordel para incentivar os membros.
Cristiane Faria se converteu há menos de um ano e foi convidada pela responsável pela comunidade para fazer uma apresentação cultural na reunião de palestra. “Nesse momento tão difícil, pensei no que poderia fazer para alegrar os membros. E surgiu a ideia do cordel! Queria escrever um que pudesse causar um impacto positivo em todos e na hora me veio na cabeça a flor de lótus!”, disse Cristiane.
Em um trecho do cordel diz:
Sabemos que são tempos difíceis e
Isso não podemos negar
Mas lembrem da flor de lótus que
Busca sempre o espírito elevar
E mesmo em meio a tanta lama ela
Consegue sobreviver
Por isso ela nos representa e nos faz
Sempre amadurecer
Fiquem firmes! O momento é o hoje,
É nesse instante, é agora
Acreditem e transmitam o
Kosen-rufu para o mundo lá fora
Tenham fé que o valor da vida
Transforma e traz liberdade
E tudo que parece negativo é
Eliminado pela positividade
Segundo ela, a ideia era trazer essa analogia da flor de lótus como referência ao atual momento da nossa sociedade. “Vivemos uma fase turbulenta devido ao Covid-19, mas isso não quer dizer que não podemos extrair o nosso melhor e florescer em meio ao lamaçal, assim como essa flor.”
Compartilhar nas